blog sobre micologia médica

Patologia Clínica CHUC Coimbra Portugal

Fusarium dimerum keratitis

Artigo publicado: Fusarium dimerum - um caso de queratite.
Artigo publicado: Rinosinusite induzida por Schizophyllum radiatum

Artigo publicado: Chronic invasive rhinosinusitis by Conidiobolus coronatus, an emerging microorganism

Artigo publicado: Antifungals: From Pharmacokinetics to Clinical Practice

quinta-feira, 11 de julho de 2013

NEOSCYTALIDIUM HYALINUM



O N. hyalinum é responsável por infecções da planta dos pés, por onicomicoses e infeções sub-cutâneas (neste caso de origem traumática) em regiões de clima tropical.
São fungos responsáveis por dermatomicoses , termo que os separa das dermatofitoses provocadas pelos fungos dermatófitos. Em ambos os casos não há invasão pelo fungo de tecido vivo durante o processo fisiopatológico, muitos dos sinais que evidenciam a patologia são devidos aos produtos metabólicos produzidos.

Este fungo está englobado no grupo dos fungos coelomycetes, é a variadade hialina do Scytalidium dimidiatum. Coelomicetes significa que os conideos são produzidos dentro de um "saco" e não directamente para o exterior do organismos como acontece na grande maioria dos hifomicetes.

Não há muito tempo foi descrito como Hendersonula toruloidea e ainda mais recentemente passou de Scytalidium para Neoscytalidium. Há algumas décadas era também referenciado como a forma telemorfa da Natrassia mangiferae (hoje sabe-se que são espécies distintas). Todos estes nomes ainda são presença frequente na literatura o que pode provocar alguma confusão, as mudanças na taxonomia dos fungos são muito grandes e muito recentes.

A análise macroscópica revela colónias branco-acinzentadas de reverso amarelo-ocre, o crescimento é rápido acabando por preencher a placa de petri, e de textura lanosa.
A análise microscópica do micélio revela a presença de cadeias de artroconideos hialinos e ocasionalmente a presença de picnidia escuras em colónias velhas.

Colónia com 48 horas de incubação a 30 graus Celsius.


Colónia com 6 dias de incubação.



Colónia com 8 dias de incubação.




Reverso da colónia.

Colónia com 20 dias de incubação.







Artroconideos.





Sem comentários:

Enviar um comentário