blog sobre micologia médica

Patologia Clínica CHUC Coimbra Portugal

Fusarium dimerum keratitis

Artigo publicado: Fusarium dimerum - um caso de queratite.
Artigo publicado: Rinosinusite induzida por Schizophyllum radiatum

Artigo publicado: Chronic invasive rhinosinusitis by Conidiobolus coronatus, an emerging microorganism

Artigo publicado: Antifungals: From Pharmacokinetics to Clinical Practice

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TRICHOPHYTON MENTAGROPHYTES

O Trichophyton mentagrophytes é um fungo filamentoso septado que se inclui no grupo dos dermatófitos.
É um fungo zoofilico de distribuição mundial que infecta um grande número de animais: ratos, ovelhas e cavalos são alguns dos animais transmissores.
Produz lesões inflamatórias da pele e do couro cabeludo podendo originar lesões pustulosas mais profundas: kerion no couro cabeludo e sicose na pele da zona da barba, é causa frequente de pé de atleta e de onicomicose. Atendendo a que é um fungo zoofilico afecta mais frequentemente as áreas de pele expostas dos trabalhadores rurais.
O aspecto macroscópico da colónia varia muito. São colónias planas em que a  superfície pode ter a cor de camurça com textura granular ou ter cor branca e ser menos granular (pulverulenta). O crescimento é rápido, alguns centímetros em menos de uma semana. A cor do reverso da colónia também varia muito: de incolor a vermelho acastanhado. 
O aspecto microscópico revela frequentes microconideos esféricos dispostos em aglomerados (cacho de uva) ou dispersos, os macroconideos, em forma de cigarro, podem estar presentes, são frequentes as hifas em espiral










Sem comentários:

Enviar um comentário