blog sobre micologia médica

Patologia Clínica CHUC Coimbra Portugal

Fusarium dimerum keratitis

Artigo publicado: Fusarium dimerum - um caso de queratite.
Artigo publicado: Rinosinusite induzida por Schizophyllum radiatum

Artigo publicado: Chronic invasive rhinosinusitis by Conidiobolus coronatus, an emerging microorganism

Artigo publicado: Antifungals: From Pharmacokinetics to Clinical Practice

quarta-feira, 19 de março de 2014

CLADOSPORIUM HERBARUM

O Cladosporium herbarum é um fungo filamentoso dematiáceo.
O género Cladosporium compreende mais de 40 espécies. São fungos ubiquitários facilmente recuperáveis do meio ambiente que nos rodeia, tanto do exterior como do interior dos edifícios, pelo que é sempre de considerar o seu isolamento em meios de cultura laboratorial como possível contaminação. No Canadá 100% dos lares avaliados revelaram presença de Cladosporium (70% nos USA).
O cladosporium herbarum é a espécie tipo deste género e está associada a lesões da pele e a queratites sem esquecer a alta probabilidade de ser um contaminante. Conjuntamente com a alternaria são os principais fungos responsáveis por episódios de asma e febre dos fenos no hemisfério ocidental.
As colónias são de crescimento rápido mas restritas (3.5 cm em 10 dias) quanto à dimensão, são verde-escuras com um reverso quase preto. A textura é inicialmente algodonosa tornando-se granular com o tempo de incubação.
À microscopia apresentam conidióforos esverdeados e conideos elipsoides  com evidência de cicatrizes (hilos), os conideos são produzidos em cadeias ramificadas que se desarticulam facilmente.
Se a estirpe a identificar crescer a temperatura >37 graus Celsius, se as cadeias de conideos forem longas e não se desintegrarem facilmente então deve-se considerar a hipótese de estarmos perante uma Cladophialophora, este fungo é neurotrópico dando origem a quadros clínicos severos.
Colónias com 10 dias de incubação.



Reverso da colónia.


Colónias com 16 dias de incubação.


Reverso das colónias.




Conideos elipsoides  com evidência de cicatrizes (hilos)


conidióforos esverdeados



Sem comentários:

Enviar um comentário