blog sobre micologia médica

Patologia Clínica CHUC Coimbra Portugal

Fusarium dimerum keratitis

Artigo publicado: Fusarium dimerum - um caso de queratite.
Artigo publicado: Rinosinusite induzida por Schizophyllum radiatum

Artigo publicado: Chronic invasive rhinosinusitis by Conidiobolus coronatus, an emerging microorganism

Artigo publicado: Antifungals: From Pharmacokinetics to Clinical Practice

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

SYNCEPHALASTRUM RACEMOSUM

O Syncephalastrum é um zigomicete.
 Os zigomicetes são um grupo de fungos com hifas largas e escassamente septadas que se caracterizam por um crescimento rápido e pela produção de colónias que com um aspecto esponjoso que enchem a placa de petri na totalidade.A identificação destes fungos é feita pelas características microscópicas das hifas e dos esporângios produzidos em cultura. Actualmente, são reconhecidos 11 géneros de fungos neste grupo: Apophysomyces, Basidiobolus, Conidiobolus, Cunninghamella, Lichtheimia, Mortierella, Mucor, Rhizomucor, Rhizopus, Saksenaea e Syncephalastrum.
O Syncephalastrum pode ser isolado no solo e em fezes de animais particularmente em áreas tropicais ou sub-tropicais. Como agente patogénico humano são muito raros os casos clínicos descritos, infecções cutâneas, otomicoses e raríssimas infecções invasivas sobretudo pós-traumáticas.

A colónia cresce muito rápidamente e em cerca de 4 dias enche a placa de petri. A colónia apresenta uma textura esponjosa sendo a cor branco-sujo que vai escurecendo com o tempo, o reverso é branco-amarelo pálido.
A observação microscópica do micélio revela hifas largas raramente septadas, revela também a presença de esporangióforos que podem ser ramificados, estes originam-e em rizoides facilmente visíveis e dão origem no seu ápex a vesículas globosas. As vesículas dos esporangióforos dão origem, em toda a sua superfície, a merosporangia em forma de dedo. As merosporangia são constituídas por sucessão linear de merosporos.
Syncephalastrum é o único género de zigomicetes que produz merosporangios.

Os MIC para anfotericina e itraconazol são baixos, no caso do voriconazol os MIC são mais altos.

O S. racemosum é usado em biotecnologia.

Estirpe gentilmente cedida pela Drª Dinah Corte Real, do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte. A estirpe foi isolada numa amostra biológica de um doente e examinada no laboratório de microbiologia do referido Serviço.





Colónia com 3 dias de incubação.


Colónia com 5 dias de incubação.


Reverso da colónia.









Esporangióforo.

O mesmo esporangióforo mas focado em plano diferente.


Esporangióforos insipientes e em processo terminal


Esporangióforos e raízes.

Raízes.

Raízes.

Raízes.

Raízes.

Sem comentários:

Enviar um comentário